terça-feira, 4 de maio de 2010

4 Tb NUM ÚNICO MICROCHIP! TÁ BOM OU QUER MAIS?


Que tal ter 4 Terabytes de dados em um único chip, medindo uma polegada quadrada? É isso que o Doutor Jay Narayan, da Universidade da Carolina do Norte, conseguiu. Ele estudou pequenas estruturas, chamadas de nanodots ou quantum dots, que são muito pequenas (6 nanômetros) e que são capazes de armazenar um bit. Unindo milhões ou bilhões dessas pequenas estruturas, teríamos umas capacidade de armazenamento fantástica, num chip muito pequeno.

Os Nanodots são fabricados através de cristais simples, livres de defeitos, onde se criam sensores magnéticos que se integram diretamente em um chip de silício.

Na teoria, esses chips são caríssimos de se fabricar. Porém, a universidade diz que os custos poderão ser administrados ao longo do tempo, além de termos que esperar como essa tecnologia irá evoluir. Segundo Narayan, podemos ter esses chips disponíveis no mercado em menos de 5 anos. Será?

Tal tecnologia, se for consolidada, representará um avanço incrível nos dispositivos de armazenamento, trazendo para celulares, smartphones, netbooks e portáteis em geral uma capacidade de dados enorme em um pedaço muito pequeno de silício.
-------
Comentário: Esperamos que os preços fiquem mais acessíveis. E claro, todo Tb disponível é benvindo!
Fonte: ForumPCs

Nenhum comentário:

Postar um comentário