quarta-feira, 21 de julho de 2010

[TECH!]-BATERIA AUTOMOTIVA DE 3 POLOS!


Inventor brasileiro cria bateria três polos para eliminar problema na hora de dar partida em veículo
Postado as 22:58 - 20/07/2010 - Por Wesley Moraes. Categorias: Automoveis, Tecnologias Veiculares./ForumPCs

São vários os modelos de baterias para veículos, porém todas sofrem de uma mesma limitação: quando são muito exigidas por diversos equipamentos eletrônicos, como aparelhagem de som e vídeo, a bateria fornece toda a sua energia, inclusive a que seria utilizada para dar a partida.

Pensando em contornar essa limitação, que por muitas vezes obriga o usuário a fazer uma ponte (também conhecido como chupeta) ou empurrar o veículo para fazê-lo funcionar no tranco, o inventor Amarildo Alves desenvolveu o projeto “Aprimoramento em bateria para veículos”, constituído por duas baterias unidas num único volume, sendo a principal e maior destinada ao som, luzes e demais finalidades e a segunda e menor destinada a dar partida no motor.

A bateria funciona com seus setores ligados entre os conectores em série, por cima da tampa intermediária através dos conectores superiores, e por baixo entre os conectores inferiores, os pólos negativos são ligados em paralelo, assim podemos descarregar por um dos pólos positivos um conjunto de placas, que o outro não descarregará. Podemos utilizar um dos positivos, por exemplo, para acender uma lâmpada ou ouvir o som do carro até esgotar, que ainda assim teremos tensão e amperagem no outro pólo para dar a partida no veículo, assim que começar o funcionamento do motor começará a carregar novamente ambos os pólos da bateria.

A referida bateria é composta por uma caixa dividida em doze setores ou vasos individuais, onde se armazena os conjuntos de placas positivas e negativas mais a solução do eletrolítico, e tendo separadores entre as placas e sobre este conjunto, há uma tampa plástica intermediária utilizada para selar a caixa, evitando vazamentos de eletrolítico, e separar as ligações inferiores das superiores, entre os setores.

Agora, para que a invenção de Amarildo Alves seja industrializada, ainda falta negociar a patente requerida em todo o território brasileiro ou obter uma parceria entre Montadoras de veículos e fabricantes de motores, peças e acessórios automotivos, para que sejam criados modelos e realizados testes. Os empresários interessados em investir no produto devem entrar em contato com a Associação Nacional dos Inventores pelo telefone (11) 3873-3211.
-------
Comentário: Uma idéia bem criativa! Espero que haja um bom interesse e quem sabe, ajude os nossos motoristas a evitar tanto aperto na hora de dar a partida... Quem não vai gostar muito são as lojas de auto-elétrico e os que fazem carga lenta...

Um comentário:

  1. Essa ideia e boa, tomara que apareça no mercado procurei saber com vendedores de bateria e eles não sabem nada a respeito

    ResponderExcluir