quarta-feira, 7 de julho de 2010

[NEOLOGISMOS]-O QUE SIGNIFICA MEMES E VIRAIS


Postado por melo em VA News em 5/01/2007

Ontem (4/01/2007), fui convocado por mim mesmo no blog do Cardoso (é isso mesmo, leia lá que você vai entender) para participar de um meme, a mais nova moda na blogsfera. A definição do Google sobre o que é meme não ajudou? Deixe eu tentar ajudar…

Meme é tudo o que se aprende por cópia a partir de uma outra pessoa. Desde coisas simples, como comer usando talheres, até ações mais complexas , como escrever textos excelentes em blogs . Resumindo ao máximo, alguém faz, você vê, gosta e copia. Outras pessoas vão ver você fazendo, também gostarão e copiarão. Desta maneira, a evolução de um meme é quase sempre viral e exponencial.

Como a palavra “viral” é sempre interessante (ibopemente falando), a mais nova moda entre os blogueiros é a criação de memes específicos, onde o autor original escreve sobre determinado assunto e “convoca” alguns de seus conhecidos para escreverem sobre o mesmo assunto, e convocarem mais conhecidos… e assim sucessivamente.

Diz aí, agora deu(ui!) pra entender, né? Voltando ao assunto original então, o mini-meme para o qual eu fui auto-convocado é o seguinte: “Escreva sobre 5 besteiras que te irritam“. Como eu sou um velho ranzina resmunguento, a parte mais difícil foi escolher SÓ cinco besteiras para malhar o pau… E vamos lá:

1) Pessoas que não dão créditos: Não, não estou sugerindo um surto de generosidade relacionado à transferência de saldos entre celulares pré-pagos, e sim à falta de vergonha na cara de determinados blogueiros, que encontram algum material de qualidade (texto, montagens, testes de inteligência, e por aí afora) internet afora, kibam, digo, copiam descaradamente este conteúdo para o seu blog, e simplesmente omitem a fonte original daquele material. Além de esconder essas fontes, diversos desses imbecis adoram colocar seus selinhos com o seu link em cima de vídeos e montagens dos outros. Assim, algum leitor desavisado (e longe de mim dizer que na isto existe…) acaba achando que aquele texto engraçadinho é de autoria de um paspalho que não sabe assinar o próprio nome. Meu consolo é que, assim como ex-namorado da Karina Bacchi, mentira tem perna muito curta, e – tirando o RDB – coisa ruim não faz sucesso por muito tempo…

2) Pessoas que não sabem ler: Antes de me xingar e dizer que “AixXxx naDa HaVeeeRRR meuuuu! AnaaLLfabetsmo n eH cuLpa deLissss!”, LEIA O RESTO DESSE ITEM, PORRA! Estou falando de pessoas que frequentaram os 1º e 2º graus, e por vezes até a faculdade (ou seja, elas tiveram a educação necessária e possuem a habilidade de concatenar as letras que estão lendo e montar mentalmente o som que a palavra gerada representa), mas não conseguem extrair nem 10% da idéia principal do texto que estão “lendo”. São essas pessoas que, se eu não escrever em letras garrafais negritadas “SADDAM RUIM. BUSH RUIM TAMBÉM” no título do post, vão correndinho nos comentários me chamar de norte-americanista alienado. Não, pensando bem “alienado” é uma palavra muito complexa para eles usarem, o que nos leva ao próximo item dessa lista de pandora…

3) Pessoas que não sabem escrever: No mesmo embalo do item acima, estou falando de pessoas que (teoricamente) teriam uma bagagem teórica (rendundei, foi mal) suficientemente grande para conseguir expressar suas idéias atráves de um texto. Erros gramaticais todo mundo comete de vez em quando, (e os nossos queridos “Foi o estagiário” não me deixam mentir) mas quando uma pérola dessa surge entre os comentários, me sinto obrigado a concordar com a idéia de que deveria existir um mini-vestibular antes de deixar alguém acessar a internet. Ah, e eu ia quase esquecendo de citar o temido miguxês e seus derivados. Ainda bem que não tem disso por aqui (aposto que em menos de meia hora algum mala vai escrever um “aXxiMmm” aqui nos comentários só pra me provocar ).

Opa, agora que eu notei que estou escrevendo as coisas que mais me irritam somente no VA-World. Vamos para a vida real então.

4) Motoristas acéfalos: Digamos que para sobreviver no trânsito de Floripa, eu tive que desenvolver uma capacidade sobre-humana de realizar a tal da direção defensiva. Bem, se eu tenho que me defender é porque eles são meus inimigos, certo? E essa coisa de amar os seus inimigos é com o Ghandi, e não minha. Então, odeio todos os motoristas que:

•Andam exatamente no meio de duas faixas, empatando ambas
•Não dão sinal quando vão trocar de pista ou entrar na garagem
•Ficam a 20km/h na pista da esquerda
•Demoram para arrancar quando o semáforo fica verde
•Vão dando a ré até encostar no carro de trás na hora da baliza
•Andam com o pisca-alerta ligado
•Motoboys que batem no seu retrovisor quando passam no meio de dois carros
•E por fim, aqueles que abaixam o volume rádio quando estão procurando um endereço (hehe)

5) Obras: Ódio mortal temporário, porque o prédio que estão contruindo aqui do lado vai tirar o sol matinal dos meus cachorros, e a minha bela vista pro mar está sendo gradativamente substituída por algo parecido com isso:

E então? Não concordam comigo que isso é motivo suficiente para ter assim tanto ódio no coração?

Finalizada a “listinha”, está na hora de passar o problema pra frente, e os 5 eleitos para darem continuidade a este meme são:

1.Rômulo Pontes, do Blog do Noel
2.Kupeludo Jones, do Chongas
3.Roberto Machado, do DoceShop
4.Você, que morre de vontade de escrever sobre isso no seu blog, mas nunca é convidado. Faça o post e mande o link aqui nos comentários!

E já dizia Lulu Santos, eu e Memê, Memê e eu…
--------
Comentário: O termo foi cunhado já faz algum tempo (visto que o tópico do BLOG de origem é de 2007), mas tornou-se mais frequente e utilizado nessa época atual. Eu mesmo não sabia e claro, usei o PAI DOS BURROS INFORMÁTICOS (Google) pra descobrir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário