quarta-feira, 7 de julho de 2010

[MONDO LOKO]-CELULAR E SUAS INTERFERÊNCIAS (1)

14/07/2004 - 14h20
Celular causa interferência em equipamentos médicos
da Folha Online [Notícia antiga...]

Uma pesquisa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) alerta para os riscos da utilização de celulares perto de equipamentos médicos.

A dissertação de mestrado da pesquisadora Suzy Cristina Cabral, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp, mostra que as ondas eletromagnéticas emitidas pelos telefones móveis podem interferir no funcionamento dos aparelhos e representar risco aos pacientes.

Para a pesquisa, Cabral expôs aparelhos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica do Hospital das Clínicas e da UTI neonatal do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, ambos da Unicamp, ao campo elétrico gerado pelo celular.

De acordo com a pesquisadora, foi possível verificar, em um raio de 1,5 m, que o celular de fato causa interferência no funcionamento dos equipamentos médicos, como a bomba de infusão, que administra medicamentos aos pacientes.

"Nesse caso, observamos que podem ocorrer alterações importantes na operação do aparelho, o que pode implicar na liberação de remédios aquém ou além da quantidade prescrita", explicou Cabral ao "Jornal da Unicamp".

Durante os testes, a pesquisadora também verificou que o celular pode provocar interferência em respiradores e na leitura dos aparelhos que fazem eletrocardiograma.

Cabral conta que, assim que os médicos das unidades onde realizou sua pesquisa tomaram conhecimento dos resultados, passaram a desligar os telefones móveis nas UTIs.

"Creio que, em pouco tempo, essa precaução será tão natural quanto desligar o celular ao embarcar no avião", prevê a autora do trabalho, que recebeu financiamento da Capes.
-------
Aproveitando a deixa do CELULAR DO WILSON vs RELÓGIO DE PONTO DO FLORISA

Nenhum comentário:

Postar um comentário