quarta-feira, 5 de maio de 2010

NETIQUETA: EITA NOME COMPRIDO SÔ!


29/04/2010 - 15:36 (Blog do Curioso/NETIQUETA)
E eu pensei que o nome do vulcão é que fosse difícil


O nome do vulcão que atravancou o sistema aéreo da Europa este mês,Eyjafjallajokull, ainda tem dado o que falar. Falar, na verdade, é força de expressão, pois o nome dele já enrolou a língua de muita gente. Mas, para quem está achando essa pronúncia difícil, tente dizer num fôlego só o nome desta cidade: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch.

O lugar existe mesmo. Fica no País de Gales, no Reino Unido. A palavra, de 58 letras, valeu o título de cidade com nome mais comprido do mundo. Está no Guinness Book. Além disso, o nome gigante é o principal atrativo turístico do lugar, que, por razões óbvias, ganhou um apelido: Llanfair.

Traduzindo para o português, Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch significa “Igreja de Santa Maria no fundão do aveleiro branco perto de um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha”.

No embalo do sucesso de Llanfair, uma estação de trem do mesmo país tentou rivalizar com a cidade. Mas Gorsafawddacha’idraigodanheddogleddollônpenrhynareurdraethceredigion não desbancou Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch. Derrotada, a estação passou a se chamar Golf Halt em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário